Música

Para iniciar uma conversa sobre o Rock n’ Roll dos anos 60, teríamos que saber quando, de fato, ele “começou”. Datas são apenas números. Mas quando, realmente, a música dos anos 50 deu lugar ao Rock que caracterizou a década seguinte? Quando aconteceu essa transição? A grosso modo, podemos dizer que foi com a famosa British Invasion – a “Invasão Britânica” nas paradas Norte-americanas – capitaneada pelos Beatles, entre os anos de 1963 e 1964 e que trouxe novamente à ativa, mas com novas influências, todo aquele Blues e R&B que estava “adormecido” nos EUA.


  Então, já que estamos falando sobre os Beatles e vocalistas da época, não podemos deixar de citar Paul McCartney e John Lennon, as principais vozes do grupo. Não preciso chover no molhado aqui e falar sobre a importância dessa banda e seus músicos – que continuaram em plena atividade pelos anos que se seguiram ao fim da banda, em 1970. São grandes vocalistas? Possuem uma voz poderosa e fora do comum? Não. Mas essas vozes fizeram mais história do que qualquer uma dentro do Rock, então isso já basta.


Seja nos primeiros álbuns dos Beatles, com o Rock/Rockabilly com grande apelo Pop que arrastou multidões, ou na época mais “cultuada” da banda, com alguns de seus discos mais complexos, a dupla McCartney e Lennon fez história e marcou o Rockem apenas uma década, fazendo músicas que conseguem ser atuais até os dias de hoje.

A Década de 60 no Brasil

Desde o final dos anos 50 vinha o Brasil lutando para se libertar do complexo de “país de segunda classe”; nossa cultura popular e musical, resultante de miscigenação das culturas européia, africana e indígena, carregava a síndrome de “vice” na maioria do povo: tínhamos sido vice campeões no mundial de futebol de 1950 no Rio de Janeiro , Marta Rocha tinha sido vice campeã no concurso Miss Universo de 1954 e fomos desclassificados no mundial de futebol de 1954 na Suíça.
A vitória do futebol, na Copa do Mundo de 1958 na Suécia, marcava o início do sentimento de “ressurreição” do povo brasileiro como país importante no contexto mundial; o início da indústria automobilística brasileira, os momentos de glória de Pelé e Garrincha, a inauguração de Brasília em 1960, cidade projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemayer ajudaram o governo do Presidente Juscelino com o “slogan 50 anos em 5” a tirar proveito político desses fatos, aumentando o sentimento patriótico da população.
 O sucesso da bossa nova com aceitação internacional, a conquista do bicampeonato mundial de futebol em 1962 no Chile, a conquista da Palma de Ouro em 1962 pelo filme brasileiro dirigido por Anselmo Duarte “O Pagador de Promessas” em Cannes, as vitórias de Maria Esther Bueno no tênis e outras conquistas de afirmação nacional fizeram da década de 60 um período de grande exacerbação de nacionalismo. Além disso também aumentou o grau de conscientização política dos problemas e carências do povo brasileiro acirrando as disputas ideológicas entre os vários segmentos da população. Após o desastre da administração do presidente Jânio Quadros e com a ascenção de Jango Goulart em 1961 aumentaram os conflitos sociais, resultando no golpe militar de 1964.
 A cultura musical brasileira acompanhou todas essas mudanças com a afirmação da bossa nova e o surgimento das músicas de cunho social apresentadas principalmente nos “Festivais de Música Brasileira”, principalmente os da TV Excelsior e TV Record; assim surgiram  composições sociais de Sérgio Ricardo, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Teo de Barros, Torquato Neto, Heraldo do Monte, Airto Moreira, Hilton Acioli e muitos outros.
 A grande divulgação de cantores americanos de rock através do cinema e  gravadoras ajudou também o nascimento do rock brasileiro com ampla divulgação da mídia nos anos 60; um dos principais incentivadores foi o compositor e radialista Carlos Imperial que  fundou em 1958 o Clube do Rock, no Rio de Janeiro, onde se apresentavam e se reuniam os amantes do rock; nesse clube iniciaram suas carreiras Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
A parcela de público que preferia músicas oriundas do rock passou a ter seu espaço musical com programas específicos na televisão cujo ápice foi o programa “Jovem Guarda” iniciado em 1965 com Roberto, Erasmo e Vanderléia permanecendo no ar pela TV Record durante vários anos.
 Sob influência da Jovem Guarda e dos Beatles nasceu em 1967 o Tropicalismo, movimento de vanguarda liderado por Caetano Veloso, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Júlio Medaglia e outros; suas principais composições foram
" Tropicália“  "Domingo no Parque” e “Alegria, Alegria” onde era incentivada a universalização da música brasileira inclusive com utilização de guitarras elétricas e absorção de vários gêneros musicais: pop-rock, música de vanguarda, frevo, samba, bolero, etc.

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